Pilates é um método de exercício físico inicialmente desenvolvido durante a primeira guerra mundial (1914 – 1918) para o ganho de força muscular, mas que hoje é usado para diversos fins, como o ganho de equilíbrio, melhora da flexibilidade e reabilitação.
Foi criado com inspiração em princípios da cultura oriental. A yoga, meditação, artes marciais e medicina tradicional chinesa foram grandes influenciadores.
O método Pilates busca o uso mais eficiente e consciente possível dos músculos durante os movimentos e não precisa, necessariamente, de equipamentos.
Através de certos fundamentos, o Pilates cria uma linha de exercícios eficiente, sem impacto, que busca melhorar a saúde e a força física do praticante. Por causa disso, qualquer um pode praticar. Idosos, crianças, adultos, gestantes… todos!
Conforme a prática é realizada, os exercícios aumentam de dificuldade, acompanhando o
desenvolvimento do praticante.
Pilates utiliza seis fundamentos em seus exercícios. É ao redor deles que a prática gira.
Devido a seu objetivo de controle muscular preciso, a técnica utilizada pelo método é
chamada de contrologia. Através da técnica, é possível alcançar o máximo de controle
dos movimentos musculares do corpo humano.
Ela é divida em: Respiração, Centralização, Concentração, Precisão, Controle e Fluidez. Nenhum é mais importante do que o outro e eles se conectam durante a prática.
Pilates e treinamento funcional têm eficácia comprovada em tratamentos preventivos e corretivos de:
- ansiedade,
- estresse,
- emagrecimento,
- dores,
- correção de postura,
- força e resistência,
- flexibilidade,
- tensões musculares,
- reabilitação,
- coordenação motora,
- equilíbrio emocional e físico.
Atuando de forma imediata no bem-estar, e de forma gradual e complementar no resultado do tratamento de algumas patologias, tais como:
- escoliose,
- osteoporose,
- artrite,
- fibromialgia,
- hérnia de disco,
- esclerose múltipla.
Melhorando a densidade óssea, desenvolvendo a função e eficiência pulmonar com a melhora da circulação sanguínea e pressão arterial.
Podem ser praticados por qualquer pessoa de 08 a 80 anos, desde que acompanhado por profissionais responsáveis e em alguns casos por indicação médica.
Gostou do que leu? Então agende uma aula experimental e conheça – na prática – os benefícios do método. Fale com a especialista pelo whats: 11 3995-9868 (Katia)

Olá, que bacana!